Harmonização de bebidas e comidas

Harmonização de bebidas e comidas, já ouviu falar? Quem é que nunca ficou em dúvida na hora de escolher a bebida ideal para acompanhar um prato elaborado?

Harmonização, ajuda realça o sabor dos alimentos, tornando esse momento uma experiência gastronômica bem mais gostosa. Portanto, harmonizar bebidas e comidas, é muito mais que comer um delicioso prato acompanhado com uma bebida ou drink.

Primeiramente, existem algumas regras de combinação ideal para cada tipo de bebida e alimentos, continue lendo este assunto!

Com certeza, você vai aprender como fazer a combinação certa.

Afinal, o que é harmonização?

harmonização_de_bebidas_

Harmonização de bebidas e comidas, é uma técnica onde você analisa  as características da bebida, se é ácida, amarga, doce, gordurosa ou se possui um teor alcoólico elevado, a fim de criar um equilíbrio entre os sabores.

Essa técnica pode ser feita com a combinação de um prato, tanto doce quanto salgado, com uma bebida, tanto alcoólica quanto sem álcool.

Como fazer harmonização de bebidas e comidas?

Harmonização de bebidas e comidas é sempre necessário testar para encontrar a melhor combinação,

Entretanto, o intuito da harmonização é ressaltar o sabor do prato.

Se você não sabe como harmonizar pratos e bebidas, uma dica é começar pelo básico, como queijos e embutidos e da bebida mais fraca para a mais forte, sempre dosando a quantidade de comida e de bebida.

Vamos listar agora algumas bebidas do nosso dia – a – dia que podem ser combinadas com os alimentos.

HARMONIZAÇÃO COM CACHAÇA

harmonização_de_bebidas_cachaca

Bebida com a cara do Brasil, a cachaça branca pode ser servida com os aperitivos, como caldos canapés, ostras e torresmo e com saladas, frutos-do-mar e sobremesas, como o doce de leite. 

De fato, cada vez mais a cachaça vem sendo inserida nos manuais de harmonização de pratos

A cachaça branca média harmoniza com sopas, frutos-do-mar, saladas, peixes, queijos, mariscos e lagostas, enquanto, a cachaça envelhecida leve, harmoniza com aves, carne vermelha, cozidos, assados e feijoada.

Já a cachaça envelhecida média, harmonizam com peixes, lagostas, camarão, aves, carne vermelha, e sobremesas, como bolos e tortas.

Precisando comprar cachaça? Conheça a loja de bebidas da Webbar

HARMONIZAÇÃO COM CERVEJAS

harmonização_de_bebidas_cerveja

Quem não gosta de uma cerveja, não é verdade? Além de ser a bebida mais consumida no Brasil, ela está praticamente presente em todas as ocasiões.

As cervejas Pilsen são leves por isso, combinam muito bem com nozes, amendoins, castanhas, queijos, peixes, camarão, lula e comidas de boteco, em geral. 

As cervejas de trigo vão bem com saladas, comida mexicana, massas, pratos leves da culinária japonesa e comida de boteco.

As cervejas Rauchbier são mais fortes e apresentam um sabor defumado, por isso, se dão bem com pratos fortes como churrasco e feijoada. 

HARMONIZAÇÃO COM VINHO

harmonização_de_bebidas_vinho

Harmonização de vinho é um dos mais fáceis combinar!

O vinho o tinto costuma ir bem com carnes vermelhas fritas ou grelhadas, e também com frango, pizza e paella. Já o tinto encorpado pode ser acompanhado de carnes assadas e queijos brancos.

O vinho tinto leve harmoniza com massas servidas com molhos leves e o tinto encorpado com queijos duros, como o provolone.

O tinto seco combina com queijos amarelos, como o parmesão e os diversos frios, além de massas com molho de tomate ou de ervas.

Quanto aos vinhos brancos, principalmente harmonizam com peixes e frutos-do-mar e o rosé com carnes magras, verduras e diversas massas. Por fim, o vinho do Porto pode ser servido com frutas secas, bolos, sorvetes e queijos azuis.

HARMONIZAÇÃO COM CHAMPANHE E ESPUMANTES

harmonização_de_bebidas_champanhe_espumantes

Sem dúvidas, o champanhe é uma bebida elegante e leve

Aliás, ele pode ser servido com saladas e aperitivos de frutos-do-mar, grelhados leves e peixes crus.

O champagne, o mais famoso entre os espumantes, harmoniza com todos os queijos, caviar e com os canapés. Já as sobremesas e doces pedem os espumantes demi sec, devido à lua leve acidez e sabor adocicado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.