Dicas de Como Fazer Caipirinha
Provavelmente está por aqui por que deseja aprender como fazer caipirinha ou um amigo te indicou? O mais importante que hoje queremos compartilhar um Guia Completo sobre Como Fazer Caipirinha e tudo que a envolve, incluindo dicas de bebidas utilizadas, tipos de copos, categoria do drink, utensílios essenciais, técnica e modos de preparo.
Bebidas utilizadas para fazer a Caipirinha
Para se preparar uma Caipirinha Tradicional utiliza-se Cachaça, conhecida também por Pinga. No entanto, outras bebidas começaram a serem utilizadas na preparação, como por exemplo Vodka, Sakê, Rum, Tequila, Vinho, Stranhenguer e Licor.
Categoria do Drink
Não é algo afirmativo, pois a caipirinha tem seu próprio copo, de tão especial que é, mas podemos considerar a caipirinha um Long Drink. Você pode saber mais sobre Categorias de Drinks aqui.
Receitas de Caipirinhas
- Como Fazer Caipirinha de Morango
- Como Fazer a deliciosa Caipirinha de Kiwi
- Como Preparar uma Caipirinha de Limão
Utensílios Essenciais
-
- 01 Copo baixo de 300 ml. Para quem gosta realmente de aprender sobre drinks, a caipirinha deve ser preparada no Copo Ilhabela.
-
- 01 Macerador (Socador)
- 01 Coqueteleira para Modo Preparo Alternativo
Tipos de Copos
É caipirinha é tão especial, que existem alguns copos específicos para seu preparo.
Os copos que utilizamos para caipirinhas em nossos eventos na Pepper Drinks são Ilha Bela, da Nadir Figueiredo e Double Old Fashioned da Cisper. Os bares normalmente também utilizam esse copos ou similares como o Caldereta de 350 ml, esse modelo tem uma pequena diferença dos sugeridos, pois é levemente mais alto e sua boca é mais fina.
Descrição dos Copos Sugeridos:
-
- Ideal que seja preparada num copo de vidro.
-
- Copo baixo de boca larga, pois é servido com gelo e pode ser tomado sem canudo, caso você opte utilizar a técnica de preparo Muddel (Amassar/Esmagar) sem usar a técnica Shake (Bater) com uma coqueteleira o copo boca larga vai ser bem melhor;
- Deve ter de 150 a 350 ml, se você utilizar um copo menor a dosagem vai ser muito pequena e se utilizar muito mais que 350 ml possivelmente o drinks vai ficar aguado antes que seja tomado inteiro;
Como fazer Caipirinha (Modo de Preparo)
Existem 02 técnicas de preparo para uma deliciosa Caipirinha, Modo Montado e o Modo Sheikado. Particularmente, preferimos o Modo Sheikado, pois a caipirinha fica muito mais gelada e saborosa (apenas nossa opinião, combinado?). 😉
-
- Modo Montado: Adiciona as frutas dentro de um copo de aproximadamente 300 ml, adicione o açúcar, utilize um macerador para espremer as frutas, adicione as 4 pedras de gelo e complete o drink com 50ml de cachaça, mexa e sirva.
- Modo Sheikado: Adiciona as frutas dentro de uma coqueteleira, adicione o açúcar, utilize um macerador para espremer as frutas, adicione as 4 pedras de gelo e complete o drink com 50ml de cachaça, utilize a técnica shake e sirva.
Preparamos um vídeo de como preparar uma caipirinha perfeita
Fique por dentro de todas as 08 Técnicas de Preparos de Drinks neste outro Artigo.
Informações Adicionais
-
- Calorias: Aproximadamente 236, dependendo da fruta utilizada.
-
- Teor Alcoólico: Médio
-
- Dificuldade de Preparo: Fácil
- Tempo de Preparo Aproximado: 5 minutos
A História da Caipirinha
Como todo brasileiro, temos certeza que já ouviu falar em caipirinha, já se perguntou quem inventou, quais foram suas inspirações, quando surgiu ou algo similar.
Pensando nessas e outras tantas perguntas, iremos falar um pouco mais sobre a bebida.
A caipirinha foi inventada por volta do ano de 1918, no interior do estado de São Paulo. A princípio criada a partir de uma receita popular feita com limão alho e mel, indicada para os doentes da gripe espanhola.
Como era bastante comum colocar um pouquinho de álcool em todo remédio caseiro nesta época a fim de acelerar o efeito terapêutico, a cachaça era sempre usada. Até que um dia alguém resolveu tirar o alho e o mel. Depois, acrescentaram umas colheres de açúcar para adoçar a bebida e logo em seguida o gelo.
Foi assim que a caipirinha passou a ser caracterizada como bebida típica Brasileira.
Curiosidade: Uma curiosidade a respeito da Caipirinha é que várias cidades do interior de São Paulo reivindicam a autoria da bebida. Nessa briga estão Taquaritinga, Matão, Jaboticabal, Monte Alto e Pirangi.
Quem tem razão? É difícil saber, pois não existem registros de exatamente onde aconteceu a história que contamos acima a respeito da invenção dessa bebida maravilhosa.
A Caipirinha sempre foi definida como uma receita oficialmente brasileira, mas foi somente em 2003 que o país passou a ter um registro dessa bebida como sendo um produto inerentemente brasileiro.
No registro oficial, podemos encontrar uma definição de como deve ser feita a Caipirinha: “tem graduação alcoólica de 15 a 36% em volume, é servida a 10 graus Celsius, obtida exclusivamente com cachaça, acrescida de limão e açúcar”. O objetivo desse decreto é deixar bem claro que a cachaça e a Caipirinha são produtos brasileiros
A cachaça é uma das bebidas alcoólicas mais populares do Brasil, tipicamente do nosso país e utilizada no preparo do coquetel Caipirinha (famoso internacionalmente). Em diversos países, a cachaça é conhecida como o rum brasileiro, apesar de existir claras diferenças na produção dos dois.
Conhecida e adorada no mundo todo, a bebida é um verdadeiro orgulho nacional, com vários prêmios e honras, como:
-
- O Drink mais quente do século segundo a revista americana In Style.
- Uma das dez mais famosas misturas do planeta, pela revista inglesa Drinks International e um dos melhores coquetéis do mundo, segundo a International Bartender Association.
Mais e ai? Fazer Caipirinha então é só misturar frutas com bebidas?
É aí que todos se enganam. É preciso ter conhecimento em drinks para que a caipirinha seja, leve e gostosa de se beber, quando for usado qualquer tipo de bebida seja ele mais forte ou mais fraco.
Muitas Pessoas tem usado e abusado da imaginação, onde são misturadas frutas, bebida alcoólica e Yalkut conhecida como Caipirinha de Yalkut.
Esperamos que tenha aproveitado nossas dicas.
Compartilhe com amigos e inscreva-se gratuitamente abaixo para receber nossas dicas via e-mail!
Até a próxima!
Link permanente
essa matéria é bem interessante.
Link permanente
Muito Bom.
Link permanente
Ficamos feliz que tenha gostado de nosso conteúdo, em breve teremos mais novidades.