Como escolher uma boa vodka?

Como escolher uma boa vodka? Você é daquelas pessoas que adoram beber vodka? Sabia que a vodka é um dos destilados mais consumidor do mundo!

Primeiramente, os primeiros registros dessa bebida foram encontrados na Polônia, como uma água destilada de grãos. Essa água era usada para tratar a pele do homem no pós-barba.

Na Rússia, entretanto, foi que o consumo da bebida se popularizou. O teor alcoólico alto conquistou boa parte da população que buscava por alternativas para se manter quente no rigoroso inverno do país

Contudo, por existirem tantas marcas no mercado, como escolher a melhor para o consumo? Existe diferença entre preço x qualidade? Hoje vamos trazer algumas dicas importantes para você aprender a escolher a sua da melhor maneira.

Qual sabor da vodka?

Primeiramente, por seu uma bebida versátil a vodka pode ser consumida de diversas maneiras, em países com frio rigoroso, geralmente ela é consumida pura. Já aqui no Brasil ela bem aceita em drinks ou misturada com energético.

A vodka pode ser servida em diversas opções de temperatura, gelada, com pedras de gelo ou  temperatura ambiente. Já o seu sabor difere muito da sua preparação. Afinal, o que distingue uma bebida de outra é a sua sensação  textura quando degustada.

Algumas vodkas podem parecer mais oleosas, enquanto outras passam uma sensação de frescor.

Como a Vodka é produzida?

A Vodka é produzida em um método de fermentação e destilação de grãos, raízes, tubérculos e alimentos como (arroz, milho, trigo, batata ou uva).

Portanto, quanto mais vezes a bebida é destilada, mais clara e suave ela será, quanto mais pura e de qualidade, maior a chance da bebida ser de qualidade e gostosa. Depois deste processo, a vodka é filtrada!

O mais interessante, que não precisa passar por um processo de envelhecimento. As vodkas de maior qualidade costumam fermentar e destilar apenas um único ingrediente em água.

Como escolher uma Vodka de qualidade?

Vodkas

Será que você sabe como identificar uma vodka de qualidade? A qualidade e o preço da bebida são definidos por três fatores: ingredientes, destilação e filtração.

Certamente, a qualidade está relacionada com a escolha de bons ingredientes. As vodkas produzidas com trigo apresentam um sabor mais suave; já as produzidas com milho, apresentam características mais neutras.

Quanto a destilação, uma vodka de qualidade se baseia na capacidade de alcançar o equilíbrio entre pureza e sabor. Então, quanto maior a pureza da bebida, maior será a qualidade.

Portanto, se a vodka for mais barata, menos processo de destilação e purificação a vodka passou, por isso fiquem atento quando você for comprar a sua!

O preço sim é um DIFERENCIAL no momento da escolha.

Observe também quais ingredientes foram usados na preparação da vodka, se  ela foi preparada com um mix de grãos e cereais ou apenas com a fermentação de um único produto? Desse modo, prefira sempre as opções feitas a partir de ingredientes únicos.

Se você ainda está com dúvidas de como escolher a melhor vodka, vamos trazer os detalhes das marcas mais consumidas aqui no Brasil.

Marcas de vodkas mais consumidas

Cîroc

Vodka Cîroc 750ml

Ao contrário da maioria das vodkas, a base de grãos Cîroc é produzido a base de uvas nobres. Sua essência são as uvas Mauzac Blanc e Ugni Blanc, cultivadas em Gaillac, região de origem dos mais nobres vinhos franceses. Seu processo de produção, quase artesanal, utiliza fermentação fria que mantêm o frescor e as características marcantes da uva.

A figura do galo gravada na garrafa de Cîroc é um símbolo típico da região de Gailac, na França, que representa a cultura e a herança do cultivo da uva nesta região.

Absolut

Vodka Absolut Original 1l

A Vodka Absolut provém das destilarias de Ahus, no sul da Suécia, o seu trigo de inverno é selecionado, água da própria fonte e destilação contínua, um processo que remove todas as impurezas da vodka, mantendo o caráter suave e notável pureza, por esta razão, a Absolut é uma vodka premium de grande qualidade. Graduação alc. 40% vol.

Grey Goose

Vodka Grey Goose 750ml

Inegavelmente a Vodka Grey Goose é reconhecida mundialmente como uma das melhores marcas do mundo na categoria super premium. Produzida na região de Cognac, França, sua composição reúne os melhores grãos franceses produzidos na cidade de Beauce e água mineral filtrada da fonte Genté.

O sabor puro e refinado deve-se ao processo de destilação, que acontece em 5 fases. Cada uma das fases deixa a vodka mais sútil e refinada. O resultado é um sabor suave, amanteigado e arredondado, que se dissolve na boca, deixando uma lembrança duradoura e perfeita.

Smirnoff

Vodka Smirnoff 998ml

A vodka Smirnoff é feita com maior porcentual de milho, batatas, trigo e outras misturas de cereais cozidos a alta pressão.Ela é purificada, filtrando – a pela substância Charcoal, tornando-a mais transparente, de melhor qualidade e sabor.

Dessa maneira, sua destilação é continuada e possui o grau máximo de pureza. Smirnoff é a líder da categoria de vodka Premium no Brasil e no mundo.

Finlândia

Vodka Finlandia Classic 1l

A Vodka Finlandia Classic, é a única vodka do mundo a utilizar águas cristalinas provenientes da filtragem natural ocorrida em rochas da era glacial, o que lhe confere altos índices de pureza.

Devido ao seu processo de fabricação, são utilizados grãos de cevada especialmente agraciados pela ocorrência do “sol da meia-noite”, beneficiando-os com mais nutrientes. Sua graduação alcoólica 40% vol.

Stolichnaya

Vodka Stolichnaya

A stolichnaya é a vodka russa mais vendida no mundo, produzida a partir de ingredientes de alta qualidade, métodos tradicionais e exclusivos de destilação. Afinal, ela conquistou inúmeros prêmios internacionais por suas incomparáveis qualidades de pureza e sabor. De fato, seu sabor é único e suave e pode ser apreciado puro e gelado no tradicional estilo russo

E aí, já escolheu a vodka perfeita?

No site www.webbar.com.br você encontra tudo para utensílios de bar e bebidas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.