Tipos de Gelo para Drinks e Coquetéis

Tipos de gelo - dicas

Tipos de gelo

Fala Galera! Tudo certo por aí? Hoje vamos falar sobre um dos itens que não é muito lembrado pelos leigos da coquetelaria, e por isso te contaremos da grande importância do gelo!

Você sabia que o gelo é considerado a alma de um coquetel? Ele é um dos ingredientes essenciais na coquetelaria, e podemos utilizá-lo de muito mais formas do que os simples cubos de gelo que colocamos na caipirinha nossa do dia-a-dia (ou do final de semana), pois não só existem outras formas de servi-lo, como também devemos considerar importante o tamanho das pedras, a origem da água, local e temperatura de estocagem também são fundamentais, e para você que esta se tornando cada vez mais perito na arte da coquetelaria, e se tornando um bartender perfeccionista!

É um elemento importantíssimo, uma vez que é praticamente um ingrediente universal por utilizarmos na maioria dos drinks, pois não só mantém as bebidas geladas por muito mais tempo, mas que merece toda a atenção, pois utilizada da forma e na quantidade errada, irá tirar todo o glamour e sabor do seu coquetel.
Com a bibliografia internacional mostrando que o gelo é utilizado na gastronomia (mesmo que indiretamente) desde o século XV, armazenando frutas em caixas de chumbo para os reis, e integrante da coquetelaria americana desde a segunda metade do século XIX, seu uso no continente europeu só começa após a Primeira Guerra Mundial. Com o “boom” de utilização somente após o lançamento das máquinas de refrigeração nos Estados Unidos em 1851, iniciando a produção do gelo em escala industrial e sob demanda, marco histórico que viabilizou que os bartenders pudessem manipular de diferentes formas a “alma” dos seus coquetéis!
Com 5 formas diferentes de apresentação, o gelo não só deixa o drink mais bonito, como também harmoniza os demais ingredientes para que o seu consumo seja apreciado! Como seriam os coquetéis e os destilados se não existisse o gelo? Ele só não é utilizado, por motivos óbvios em bebidas quentes e em vinhos! Seguem os diferentes tipos de gelo e formas que podemos apreciar esse ingrediente que parece simples, mas que sem ele não seriamos os mesmos:

Cubos de gelo:

Tradicionais e simples, são bons para qualquer tipo de bebida e mistura. Podem ser utilizados desde um bom whisky, no mexer ou agitar de um coquetel, na mistura de bebidas com sucos ou refrigerantes, entre outros. Na prática, quanto maior for o cubo de gelo, mais grossa será a sua área de superfície, o que quer dizer que o gelo vai derreter lentamente. Com a ajuda de um martelo, saco de lona ou de uma toalha limpa, os cubos de gelo também podem ser esmagados em pequenos pedaços, que vai torná-lo gelo partido!

Tipode de gelo, gelo em cubos

Gelo britado ou picado:

Esse tipo de gelo é menor que os cubos, derretem mais rápido e adicionam mais água aos coquetéis, inclusive os considerados frozen, quer saber como preparar uma margarita frozen click aqui. Ao serem processados no liquidificador apresentam uma ótima consistência final! Normalmente ele já vem picado de fábrica e é encontrado facilmente nas fabrica de gelo ou até em posto de gasolina.

Tipos de gelo, gelo picado, gelo britado

Gelo raspado (ou escama):

Muito encontrado em máquinas de refrigerante em outros países este e é um gelo muito fino, utilizado aqui no Brasil para produzir à famosa raspadinha e também na caipirinha, mas que é utilizado principalmente para reforçar o sabor de um drink, podendo ser servido diretamente no copo onde a bebida será servida ou no shaker que irá misturar todos os ingredientes! Para tornar o sabor mais autêntico, ele é servido na taça com o Chambord e o Amaretto, enaltecendo a espiritualidade deles!

Tipos de gelo, raspadinha

Bloco de gelo:

Antigamente essa era a única realidade dos barmans, aliados aos picadores e demais ferramentas que criavam pedaços menores para as misturas. Hoje eles são usados em todos os tipo de festas, podendo formar belas esculturas em formatos únicos e inigualáveis.

Sax, Guitarra, escultura de gelo, tipos de gelo

Bola de gelo:

Provenientes do Japão, as bolas de gelo surgiram com o intuito de manter o sabor original de uma bebida até ao fim além de durar mais tempo que os tradicionais cubos, são a última moda nos bares mais populares.

Tipos de gelo, bola de gelo

Além de saber em qual drink acrescentar cada tipo de gelo, importantíssimo é saber como fazer o melhor gelo! Ele nada mais é que água em estado sólido (pelo menos pela ciência básica), e é claro que da água mais limpa produzimos o gelo mais limpo. Se for produzir seu próprio gelo escolher bem a água: destilada, purificada, fonte natural ou mineral, de preferência não utilizar água que não seja filtrada. Seguem algumas dicas para para melhorar ainda mais seu gelo:

  • Mantenha-o fresco evitando guardá-lo no freezer perto de alimentos como peixes ou qualquer outra coisa para não contaminá-lo com sabores indesejados.
  • O gelo pode ser armazenado durante o evento ou a festa em um balde térmico ou uma cuba de inox isso irá manter o gelo por mais tempo, vai facilitar o manuseio além de economizar energia (o nosso bolso agradece!)
  • Mantenha o gelo fresco ao rodar os cubos de gelo mais recentes e mais antigos
  • Em casa, mantenha a bandeja de cubos de gelo no seu congelador sempre cheia, de modo a estar sempre prevenido para situações futuras.
  • Veja se não é o caso de você adquirir uma máquina de fazer gelo em cubos que produz gelo partido.
  • Quando utilizar cuba ou baldes misture o gelo para que os mais frescos se encontrem sempre na parte superior.

Conseguiu entender na prática a importância do gelo em todos os coquetéis? Agora aproveite para treinar seus dotes coqueteleiros e invista seu tempo em praticar também para ter o domínio de como harmonizar os mais diversos ingredientes e seus tipos de gelo. Seja qual tipo você for utilizar, nunca se esqueça de que do mesmo jeito que ele é a peça chave para abrilhantar sua receita, ele pode também levar tudo por água abaixo, principalmente quando ele derreter. E nada mais indicado para acertar do que, praticar! Até a próxima! 😉

Sobre Pepper Drinks

Um Blog com Dicas, Receitas e Vídeos sobre Drinks e Coquetéis. Informações de qualidade de quem já trabalha no ramo das bebidas há anos!

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>