Quantos vinhos devo levar para minha festa?

vinhos para festa, quantos devo levar?

Vinhos, qual? E quanto devo comprar para minha festa?

Você sabe como calcular a quantidade de vinhos ideal para a sua festa? Se você é brasileiro, já sabe bem que a natureza do nosso povo é gostar de festas! Se você não é brasileiro, provavelmente sabe disso também. 😉 Nós temos esse gosto em celebrar conquistas, amizades, uniões, dias de sol e até noites gostosas, ou seja, nós gostamos mesmo é de encontrar motivos para festejar. E normalmente, essas celebrações são compostas de boa comida e bebida alcoólica.

Se perguntarmos o que mais consumimos em festas, rapidamente teremos como resposta cervejas, drinks e coquetéis, mas recentemente está crescendo bastante o consumo de vinhos e espumantes, não só em festas grandes, como também em pequenas reuniões e até mesmo em churrascos.

Antigamente, os vinhos eram a bebida de Dionísio, Deus das festas e celebrações, passando depois a ser produzido em diversos países e com outros diversos métodos e uvas. E é por isso que, para escolher a quantidade certa, é preciso levar em conta o tipo de vinho que iremos comprar.

Por ser algo que ainda não estamos acostumados, continua sendo um desafio para muitas pessoas saber qual a quantidade ideal para ser comprada (ainda mais em tempos de crise). O que queremos é não cometer a gafe de deixar faltar vinho para nossos convidados, mas que também a gente não tenha gasto dinheiro à toa, comprando muito mais do que vamos consumir.

Parece simples, mas temos uma série de fatores que influenciam no cálculo, como a estação do ano (e temperatura) em que será a festa, o horário, o motivo da celebração, o local, o número de convidados, a variedade de bebidas, se será harmonizado com os pratos ou para a festa inteira, e principalmente, o fator mais importante, qual o perfil dos anfitriões e CONVIDADOS do evento. Conhecer bem as características das pessoas que participarão da festa é o ingrediente fundamental para que essa conta chegue mais perto da realidade.

Certo! Mas e quanto aos vinhos? Qual são os tipos? 😀

qual taça devo utilizar?

Vinho Espumante ou Prosecco

O espumante é o tipo mais lembrado para festas, principalmente em casamentos. E essa tradição surgiu com os Champagnes (espumantes produzidos na região de mesmo nome, na França) que começaram a ser utilizadas nas coroações dos reis franceses, fazendo com todo mundo quisesse ter em sua festa um pouquinho de realeza. E como os espumantes são frescos e versáteis, eles podem ser utilizados facilmente como um coringa nas festas, sendo servidos do início ao fim do evento.

Então aqui já temos um detalhe muito importante: O tempo de festa em que o espumante será servido.

  • Somente no brinde: Normalmente para um brinde, cada convidado consumirá cerca de 70ml de espumante, mas esse número pode variar para cima ou para baixo, de acordo com o tamanho das taças e a “mão” de quem está servindo. Nesse caso uma garrafa de tamanho padrão (750ml) servirá em torno de 11 convidados.
  • Do início ao fim do evento: Se o espumante for utilizado durante toda a festa, uma garrafa irá servir em torno de 4 convidados, podendo chegar a 3 ou 2 se a festa ocorrer em períodos muito quentes.
    Mas também é muito importante saber a variedade de outras bebidas que estejam sendo servidas na mesma festa, pois quanto maior seu número, a quantidade de vinhos tende a diminuir. Afinal, sabemos que os drinks variados, cervejas e destilados têm bastante atenção do pessoal, principalmente dos mais jovem.

Anote ai: 1 garrafa a cada 3 convidados é uma boa média e já utilizamos essa quantidade em vários eventos e atendeu muito bem!

  • A Casavino é uma empresa especializado em vinhos para eventos e podem te dar um suporte ou até mesmo fazer algo muito recomendado que é a consignação assim você paga apenas o que for consumido isso é muito utilizado em casamentos.

proseco casavinoVinhos Brancos e Rosés

Vamos falar agora sobre os vinhos brancos e rosés, geralmente são utilizados em festas e confraternizações com um número de convidados menor, como uma recepção para familiares, churrascos à beira da piscina ou mini weedings.
Vou interromper essa descrição no meio, preparamos um vídeo muito legal ensinando como fazer um coquetel com vinho branco, vale conferir!

  • Do início ao fim do evento: Quando o vinho branco ou o vinho rosé for utilizado como aperitivo ao longo de toda a festa, o cálculo feito é cerca de uma garrafa para cada 4 convidados.
  • Somente como acompanhamento do prato: Se esta opção for utilizada somente para acompanhar um prato específico, ou na recepção dos convidados, uma garrafa servirá até 7 convidados, pois é provável que outro vinho o substituirá em seguida.

Vinhos Brancos e RosésVinho tinto

Quando buscamos um vinho para o dia a dia, seja em encontros românticos ou reuniões casuais entre amigos, nós brasileiros, temos o hábito de optar pelo vinho tinto. Mas não temos muito esse hábito quando o assunto é festas, pois o vinho tinto geralmente são utilizados apenas para acompanhar o jantar. Por ter aquele ar mais sofisticado e com um sabor mais intenso, ele se torna a bebida ideal para pratos mais requintados.

  • Somente como acompanhamento do prato: Para acompanhar um jantar, utilizamos cerca de 150ml de vinho tinto por prato. Se for servido somente um prato quente, o mais adequado é aumentar um pouco a quantidade por pessoa, para poder repor, caso alguém queira. Seguindo esse pensamento, a quantidade de vinho tinto à ser servido em uma festa é cerca de uma garrafa para 4 convidados.

Se for considerar em uma festa de casamento pode ser utilizado um garrafa a cada 8 pessoas caso tenha cerveja, água, refrigerante, bar de drinks entre outras coisas

Vinho tinto casavino

Vinho de Sobremesa

Um pouco menos conhecido nas nossas festas, estão os vinhos chamados de licorosos ou vinho de sobremesa. Com garrafas menores, e seu volume variando entre 375ml e 500ml, esse tipo de vinho tem uma grande quantidade de açúcar residual, sendo perfeito para acompanhar bolos e sobremesas a base de frutas ou de chocolate. Ou até mesmo servido como a própria sobremesa.

  • Como a quantidade servida é pequena, basta 40ml ou 50ml por pessoa. Sendo assim, uma garrafa de vinho de sobremesa serve até 10 convidados e com certeza agregará muito requinte e sofisticação à festa.

E lembre-se, quanto maior os tipos de bebidas servidas em um evento, sendo elas vinhos ou não, mais complexo será para definir o número de convidados que serão atendidos, pois não temos como saber se o convidado irá preferir a bebida A ou a bebida B. Desta forma, recomendamos ao anfitrião que compre uma quantidade similar de cada produto. Assim, caso seus convidados gostem e consumam mais determinada bebida, não irá faltar para ninguém.

E fica como dica: Quanto menos opções forem oferecidas, mais fácil será para definir a quantidade ideal e menos será o gasto e desperdício.

Galera espero que vocês tenham gostado do nosso artigo falando sobre “Quantos vinhos devo levar para minha festa?” E para fechar vou deixar 2 vídeos ensinando como fazer drinks com vinho e até o próximo artigo 😛

Sobre Pepper Drinks

Um Blog com Dicas, Receitas e Vídeos sobre Drinks e Coquetéis. Informações de qualidade de quem já trabalha no ramo das bebidas há anos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>