Limonada – Receitas, Como Fazer e Benefícios para Saúde

Limonada Suco Jarra

Limonada hoje é dia! Uhuuu – Muito refrescante.

Hoje é dia de falar sobre um coquetel sem álcool, muito refrescante e ideal para um dia quente, a Limonada.

Antes de falarmos sobre limonada, como sempre, gostamos de comprtilhar alguns fatos históricos. Acreditamos que um apreciador de drink ou um bartender profissional precisa saber mais que uma receita e modo de preparo.

Fatos Históricos

Você sabia que a tradução de Limão em Latim é Citrus? 

No início o limoeiro era uma simples “moita” que se espalhava pelo sudeste asiático. Muitos dizem que foi levado pelos muçulmanos por volta do século VII, durante o período em que o limoeiro ocupava grande parte do continente europeu.

Existem relatos que os romanos já conheciam o limão pois usavam como medicamento mesmo antes do fruto ser trazido pelos árabes.

Na América, afirmam que o limão chegou junto com os primeiros conquistadores portugueses e espanhóis no século XVI, mas não se sabe ao certo.

Curiosidade: O Brasil hoje é o segundo maior produtor dessa fruta especialmente do Limão Taiti.

Devido ao clima tropical, a plantação e o cultivo do limão é uma atividade bem forte o ano todo, no entanto entre dezembro a maio é a época com maior colheita! Então aproveitem para preparar limonada à vontade! 😉

Variedades de frutas

Existem cerca de 100 variedades do limão no mundo, porém as mais conhecidas por nós brasileiros são: Limão Taiti, Limão Siciliano, Limão Galego e Limão Cravo.

Abaixo, preparamos um Infográfico para ilustrar os tipos mais comuns.

Tipos de Limões diferenças

Popularização da Limonada Suiça

Deixando a história um pouco de lado, limonada, limonada americana ou limonada suíça começaram a fazer parte do cardápio de muitos restaurantes e bares em todo Brasil.

Mas você sabe qual é a diferença entre elas? Explicaremos abaixo:

Limonada Comum

Nada mais é do que a mistura do suco de limão com água e açúcar, em países diferentes começou a ser comercializada de formas diferentes, criando então os tipos de limonada.

Limonada Americana

É igual a Limonada Comum. Mistura do suco extraído do limão, não sendo utilizado sua casca misturado com água gelo e açúcar, muita gente prepara com o limão siciliano.

Pensando na saúde, fica claro que a limonada Americana é a mais indicada para pessoas em que fazem dieta, já que o açúcar pode ser substituído por adoçantes, o que não seria possível na limonada suíça já que sua receita trás o leite leite condensado.

A Limonada Americana além de ser fácil fazer, pode contribuir muito para perca de peso, existem vários tipos de bebidas Detox onde o suco de limão é usado mesmo que misturado com outras frutas.

Limonada Suíça

O limão é usado inteiro, tirando apenas o seu “miolo” aquela parte branca de dentro do limão onde contém a acidez, é batido com água, gelo, açúcar e leite condensado.

É natural as pessoas confundirem os dois tipos, já que são feitos da mesma fruta. A Limonada Suíça pode ser feita sem o leite condensado, porém saindo do padrão da receita original.

Diferente: Outra sugestão muito legal para Limonada Suíça é adicionar 10 ml de xarope de menta.

Limonada Copo

Limonada e Saúde

Mais de que forma a limonada Americana sem açúcar ajuda nosso organismo?

Quais as razões para tomar limonada todos os dias?

O limão é um excelente aliado a perca de peso, quando é ingerido não permanece em sua forma ácida, ele se transforma em sais alcalinos que proporcionam uma suave desintoxicação do organismo equilibrando o PH sanguíneo.

Além disso a limonada é uma ótima fonte de vitamina C, que previne gripes e resfriados pois aumenta a resistência contra viroses e infecções, muitas pessoas não sabem mais além da vitamina C o limão é rico em vitamina P que potencializa o fortalecimento dos tecidos conjuntivos e capilares, evitando assim sangramentos como da gengiva, ajuda como cicatrizante, ativa a circulação do corpo e contribuiu para o equilíbrio das taxas de colesterol.

Vitaminado: Um limão grande possui cerca de 45 mg de vitamina C, representando 74% da ingestão diária recomendada.

Limonada Limão

Além de tudo isso a limonada ajuda na prevenção de cálculo renal, suas propriedades adstringentes auxiliam na dissolução de cristais, a bebida tem efeito diurético evitando a formação de novos cristais
O uso diário da limonada ajuda a estabelecer o organismo evitando a desidratação durante todo o dia.

E você já aprecia uma limonada no seu dia a dia? Que tal começar hoje mesmo.

Até a próxima! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *