Dry Martini – Receita e como fazer

 

PEPPER DRINKS, COMO FAZER DRY MARTINI, BARMAN, BARTENDERS

Hoje é dia de ensinar a preparar o famoso coquetel do James Blond o Dry Martini. Como de costume vamos deixar um vídeo especial ensinando o passo a passo e mostrando os ingredientes necessários.

Bebibas utilizadas para fazer o Dry Martini

Para preparar o Dry Martini, vamos utilizar apenas dois ingredientes, Gin e Vermute dry no vídeo utilizamos o Gin Bomby e Vermute Dry (Martini) para quem não conhece as bebidas que utilizamos segue uma foto.

Dry Martini, coquetel, Pepper Drinks

Receita de como fazer Dry Martini

Ingredientes:

90 ml de Gin
10 ml de Vermouth Seco

Utensílios:

01 Taça de 150ml – Sugerimos a Taça Coquetel
01 Mixing Glass
01 Medidor (dosador)
01 Strainer
01 Peneira
01 Colher Bailarina
01 Pá ou Pegador de gelo
01 Palito (Garnish)

Como preparar seu Dry Martini

Complete a Taça com gelo e deixe gelar enquanto prepara o Coquetel. Adicione 05 pedras de Gelo e Mexa todos os ingredientes na Mixing Glass. Tire o gelo que estava na taça. Use a Strainer e a Peneira para servir na taça.

Garnish (Decoração)

Complemento: Coloque 02 Azeitonas no Palito e solte sobre o coquetel.

Informações Adicionais

• Calorias: 190 KCAL
• Teor alcoólico: Alto
• Nível de dificuldade: Avançado
• Tempo aproximado de preparo: 2 minutos

Com certeza você já ouviu falar deste drink, viu em algum programa ou filme e até mesmo em algum barzinho que já tenha frequentado, hoje vamos contar a trajetória do famoso Dry Martini o queridinho do James Blond.
Mais para você que já é fã deste drink, ou conhece um pouco mais sobre ele, será mesmo que você conhece a verdadeira história do Dry Martini? Sabia que ele sofreu 6 alterações ao longo de sua história? Quem inventou e onde ele surgiu? Está curioso pra saber? Então vamos lá!!!
Bom é importante começar apresentando as 6 etapas que trouxeram e evoluirão o Dry Martini e assim ele foi se moldando desde xarope de goma, vermute tinto, maraschino, kina lillet e então pôr fim a vodka.
Nós aqui do Blog drinks acreditamos que provavelmente o primeiro livro de Bartenders onde o Dry Martini foi apresentado, é o livro do escritor: Harry Johnson’s no ano de 1882 cujo o nome seria “ Manual de Bartenders “.

bartenders manual, manual bartenders, pepper drinks, guia
Neste manual a receita do Dry Martini era a seguinte:

  • Completar o copo com gelo, colocar de 2 a 3 gotas de xarope de goma.
  • Acrescentar mais 2 ou 3 gotas de Bokers Bitters.
  • 1 gota de Curaçau caso o cliente ou você queira.
  • 60 ml de Gin e por fim.
  • 60 ml de Vermute.

Mexer tudo com uma colher, coar para taça do tipo coquetel, (Quer saber mais sobre tipos de taça clique aqui), adicionar uma cereja ou azeitona e decorar com uma casca de limão torcido na beira da taça.
A segunda receita seria criada pelo americano Jerry Thomas em 1862 nos EUA no livro “ Guia dos Bartenders”, mais com seu falecimento no ano de 1885 lançaram uma nova edição do livro, com a receita de Dry Martini, que era nomeada de “ Martinez Cocktail ”. Lendas contam que Jerry Thomas teria criado a receita para um homem que vivia na Califórnia onde uma cidade nova surgiu em 1880 com nome de Martinez, daí então curiosamente surgia o nome do drink inspirado no homem e na nova cidade.

bartender, barman, manual guia, bartenders
Nesta versão a receita então era:

  • Completar a taça de coquetel com 1 dose de Boker’s bitters.
  • 2 gotas de Maraschino.
  • 1 dose de Gin antigo.
  • 1 dose de Vinho.

Na coqueteleira agite bem e depois coloque em um copo de Cocktail grande. Coloque um quarto de fatia de limão no copo e sirva. Se o hóspede preferir muito doce, adicione dois guinchos de xarope de goma.
Agora no ano de 1896 o drink já era moldado mais uma vez, desta vez no livro de Thomas Stuart, chamado “Stuart’s Fancy Drinks and How to Mix Them “. Então por volta do ano de 1900 o nome MARTINI, já era conhecido por bartenders dos dois lados do atlântico.

pepper drinks, barman, bartenders, manual do barman, manual do bartender

A receita do livro de Thomas era a seguinte:

  • 1 gota de Bitter de Laranja
  • 2 partes de Plymouth Gin
  • 1 parte de Vermute Francês

Nesta versão, já reconhecemos o nosso Dry Martini atual não é verdade?
Então, enfim nasce o nosso Dry Martini oficial no ano de 1900 !!!
Receita publicada no livro “The World’s Drinks And How To Mix Them”. No de 1908 o livro foi atualizado com a primeira receita chamada DRY MARTINI COCKTAIL. Nesta receita as bases eram: vermute seco francês, bitters de laranja, gim, casca de limão torcida e a famosa azeitona.

pepper drinks, coquetel, receita, barman, bartenders
Por volta do ano de 1912 um bartender do hotel Knickerbocker localizado em Nova York, o barman cujo nome era Martini di Arma di Taggia, queria entregar para um cliente do hotel “ricaço” e magnata da época um drink extremamente seco, então criou a seguinte receita:

  • 2 doses de London dry gim
  • 1 doses de Vermute Seco Francês
  • 2 gotas de Bitters de Laranja

Servido na taça Dry Martini, realizado no método mexido com decoração de casca de laranja e azeitona no fundo do copo.

A quinta receita foi criada em Hollywood, o mundo comemorava então o pós guerra em 1953, o escritor inglês Ian Fleming, havia acabado de lançar o famoso JAMES BOND.

dry martini, barman, pepper drinks, receita, como fazer, manual bartenders

O Dry Martini já era muito apreciado nesta época e era muito competido com um drink chamado de vesper Martini, que basicamente dividia gin e vodka, desta variação surgiu então o vodka Martini, que bastante gente também já conhece, então em uma ação promovida pela marca SMIRNOFF no ano de 1953 a dica era provar as delicias do Dry Martini com a suavidade da vodka. James Bond então em seus filmes era um dos maiores apreciadores do Dry Martini.

Então agora diga, você sabia de toda essa história? De todo trajeto e moldes do Dry Martini até chegar aqui? Deixe seu comentário, suas dúvidas e opiniões!
Espero que tenham gostado e claro aprendido um pouco mais sobre o mundo extraordinário da coquetelaria. Nos vemos no próximo post. Um abraço e até lá! 😉

Sobre Pepper Drinks

Um Blog com Dicas, Receitas e Vídeos sobre Drinks e Coquetéis. Informações de qualidade de quem já trabalha no ramo das bebidas há anos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>