Drinks com Vodka – Tudo sobre Drinks e Coquetéis com Vodka

Drinks com Vodka

Drinks com vodka 😉

Hoje queremos compartilhar com vocês tudo que sabemos sobre Drinks com Vodka. Dicas de Preparação, Informações gerais sobre Vodkas e as Tops receitas dos Drinks com Vodka mais pesquisados pelos internautas brasileiros e leitores de nosso blog.

Há 07 anos preparando e servindo Drinks por diversas cidades brasileiras, percebemos que os drinks com vodka estão cada vez mais famosos aqui no Brasil. Mesmo não sendo um Drink Nacional, ultrapassou de longe a Caipirinha por exemplo, que é uma bebida típica e tradicionalmente brasileira. Claro que essa é nossa experiência preparando drinks e coquetéis.

Vale a pena falar um pouco mais sobre!

O que é Vodka?

Partiremos de uma definição simples e básica para Vodka.

É um destilado a base de cereais, conhecida no mundo todo. As principais marcas comercializadas no mercado brasileiro são: Smirnoff, Absolut, Skyy, Finlândia, Ciroc, Stolichnaya, Grey Goose, Wyborowa e Belvedere.

Seus preços variam de R$35,00 a R$220,00.

Para falar da Vodka, um dos principais destilados usados como base de inúmeros coquetéis vamos citar os top 5 na categoria coquetéis.

Tops Drinks com Vodka

Abaixo listaremos os Tops Drinks com Vodka aqui no Brasil. Se você leitor souber de mais algum muito pedido aqui no Brasil, compartilhe conosco que após analisar, teremos o maior prazer em adicionar em nosso blog.

Cosmopolitan Drink

Cosmopolitan é um Coquetel Clássico com gosto adocicado, com um toque bem afeminado. Está na lista dos Coquetéis mais pedidos e consumidos no Brasil. É bem Saboroso.

Já estamos preparando as outras receitas abaixo, em breve por aqui!

Fator Histórico da Vodka

História da Vodka o que é

A vodca1 ou vodka (em russo: во́дка; em polaco: wódka) é uma popular bebida destilada, incolor, quase sem sabor e com um teor alcoólico entre 35 e 60%. A vodca é a bebida nacional da Rússia.

O nome vodca é o diminutivo de água (“aguinha”) em várias línguas eslavas, contudo não se tem certeza da origem etimológica, que poderia ser apenas uma coincidência. De toda forma, os estudos mais recentes apontam que a palavra wodka (gorzalka, originalmente) foi primeiramente utilizada em textos poloneses, sendo o mais antigo datado de 1643.

A vodka – ‘agüinha’ em russo – é uma bebida mundialmente famosa por sua pureza e seu alto teor alcoólico. É um destilado obtido a partir de grãos ou tubérculos, sendo diluído em água até a concentração desejada. Popularmente, a verdadeira vodka russa é aquela com 40% de teor alcoólico. As vodcas podem ser feitas de batata, centeio, milho e até de arroz. Mas cada uma dessas matérias primas confere à bebida sabor e qualidade diferentes.

Seu processo de produção é demorado e requer várias etapas, seguindo a seguinte ordem:

  1. Obtenção do mosto: Primeiramente é preciso obter-se o mosto, líquido formado durante a fermentação de algum dos cereais ou tubérculos citados. Com isso, o líquido formado terá baixa concentração alcoólica (6 a 8°GL) e um sabor característico à matéria-prima utilizada.
  2. Destilação: Após obtê-lo passa-se para a etapa de destilação, onde o mosto é destilado. Em seguida, passa pelo processo de retificação, onde parte das impurezas é eliminada. Esses dois processos são repetidos várias vezes, até que se obtenha um destilado de altíssimo teor alcoólico (cerca de 90°GL), que depois é misturado com água até atingir o teor de álcool desejado.
  3. Retificação, Filtração e Purificação: As etapas seguintes, de filtração e purificação, têm o objetivo de tornar a vodka pura, retirando as impurezas restantes dos processos anteriores. São utilizados os métodos de filtração através do carvão e de um filtro de membrana.

Após todas estas etapas, o produto final obtido é extremamente puro, de alta concentração alcoólica – basicamente álcool puro e água – e, geralmente, com odores. Por tal motivo algumas vodkas passam pelo processo de aromatização. Existem vodcas com aroma de limão, de laranja e até de pimenta.

Assim, após varias etapas de produção, obtém-se vários “estilos” de vodca, sendo classificados basicamente como: Ocidental, Polonês e Russo.

O Ocidental, por exemplo, prima pela pureza e claridade, possuindo aroma neutro e um sabor de álcool limpo combinado à suavidade. As técnicas de produção levaram a uma vodka com mínimas quantidades de resíduos aromáticos e de sabor.

Já a técnica polonesa é caracterizada pela pureza, mas cria uma vodca de sabor e aroma mais acentuados. Possui um discreto aroma adocicado e um paladar suave, onde o sabor adocicado demora a desaparecer. São ligeiramente mais oleosas.

Por fim, o processo de produção russo. Resulta em bebidas muito suaves de sabor marcante e agradável, marcado por uma sensação de queimação depois de ingeridas.

Esperamos que este artigo sobre Drinks com Vodka tenha te auxiliado.

Lembre-se que você pode aprender a fazer um dos Drinks com Vodka mais pedidos aqui no Brasil, o Cosmopolitan.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *