Diferenças entre Drink, Coquetel e Batida

Diferença Drink Coquetel Batida

Você sabe as diferenças entre drink e coquetel e batida?

Pra você que não sabe ou até mesmo pra você que achou que soubesse, este artigo é para tirar suas dúvidas definitivamente.

Realizamos algumas pesquisas,  juntamos com nossa experiência de anos fazendo drinks, coquetéis e batidas e explicaremos abaixo da maneira mais simples possível.

Acreditamos que ficará mais fácil explicar a diferença entre Drink, Coquetel e Batida, escrevendo as definições de cada tipo de bebida.

O que é um Drink?

Os drinks, na maioria das vezes, são compostos por apenas dois ingredientes, uma base e um complemento.

Um drink não precisa ser alcoólico, parece até um tanto contraditório com o que ouvimos diariamente, imagine você ir ao bar com seus amigos e falar “vou pegar um drink”. Ao voltar à mesa chega com uma Coca-Cola e Gelo ou  um Suco com Gelo. Ambos são Drinks!

Modo de Preparo básico de um Drink

Por se tratar de uma combinação simples, 90% das vezes, um Drink utiliza a técnica montado, basta colocar os ingredientes ao copo e está pronto. Simples não?

O que é um Coquetel?

Já os coquetéis tem uma elaboração mais complexa, podem levar diversos componentes como licores, sucos, frutas e etc. Um clássico coquetel que é o preferido da Carrie do seriado Sex and the City e caiu na graça dos brasileiros, é o Cosmopolitan.

03 Técnicas para preparar Coquetel

É importante dizer, que abaixo estão as descrições básicas de cada técnica. Se você deseja conhecer as subdivisões, é bem bacana que leia este artigo, falamos exatamente sobre 08 Técnicas de Preparo.

Batidos: Composição de difícil mistura, por serem bebidas bastante densas, sendo necessário bate-los (técnica shaker) para misturar melhor. Usa-se uma coqueteleira.

Mexidos: Bebidas de fácil mistura, por serem pouco densas, bastando apenas mexe-los para que se tornem homogéneos (Mixing Glass). Para a mistura, utiliza-se normalmente uma colher de haste longa, também chamada Bailarina.

Montados: São coquetéis cuja composição contém ingredientes de densidades diferentes. Estes coquetéis são preparados nos próprios copos onde serão servidos na hora. São bebidas com visuais mais exóticos, criando assim um visual mais bonito. Seus componentes devem ser colocados um a um no copo ou taça, um exemplo é o Coquetel Sex on The Beach.

O que é uma Batida

Tecnicamente batida é uma variação de coquetel, se por definição coquetel é a mistura de 3 componentes ou mais tendo uma base, a batida não deixa de ser um coquete.

Para se caracterizar uma batida é necessário uma base alcoólica ou sem álcool, um sabor de fruta e um componente cremoso.

Como preparar uma batida

Para se preparar uma batida é muito simples, utilizamos a Técnica Blend (liquidificador). Basta colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater até obter uma mistura homogênea. Em breve passaremos 3 receitas de batidas imperdíveis no verão.

Diferenças drink, coquetel e batida

Definições para Drinks, Coquetéis e Batidas

Estimulante de Apetite / Pré Dinner: São os autênticos aperitivos. Com sabores seco, semi-seco, amargo, ácido e salgado. Mistura os destilados com sucos de frutas ácidas, Vermutes e Bitters. Servidos antes das refeições. 02 Exemplos são a Caipirinha e o Dry Martini.

Digestão / After Dinner: Apropriados para o consumo após a refeição. Dependendo dos ingredientes podem ser classificados como doce, semi-doce, cremosos. Um Exemplo é o Alexander.

Refrescantes: Bebidas destiladas misturados a suco de frutas, refrigerantes, água gaseificada e muito gelo, servidas em copos longos. O Mojito entra nesta definição.

Nutritivos: Bebidas com ingredientes ricos em calorias como, ovos, vinhos, cremes, mel chocolate, leite e açúcar. Exemplos Brandy Egg Nog, Smooth

Estimulantes Físicos: São coquetéis quentes, composto de bebida destilada, água quente e condimentos especiais. Recomendados para clima frio. Um bom estimulante é o Latte Macchiatto.

Valeu galera, até a próxima dica. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *