Dicas sobre Decoração para Drinks

Decoração para Drinks

Dicas sobre Decoração para Drinks

Você já reparou que quando pedimos algum tipo de drink ou coquetel em casas noturnas, restaurantes e até mesmo em algum boteco, na maior parte das vezes ele vem decorado?

Normalmente com frutas cortadas em formatos diferentes ou até mesmo com arranjos? Alguns Drinks realmente são obrigatório decoração, outros já são um pouco de charme. Vamos compartilhar um pouco do que sabemos sobre Decoração para Drinks, conhecido também como Garnish Drink.

Muitos lugares utilizam a decoração como forma de atrair o cliente ao oferecer um drink mais “chamativo”, outros acreditam que a decoração do copo ou da taça, juntamente com o sabor do drink, fazem toda a diferença na hora do cliente escolher em qual bar ou restaurante vai tomar um coquetel.

Os bares que apostam na combinação de decoração do drink com o sabor, apostam certo. Alguns clientes que já provaram drinks em locais que mesclam a arte de decoração para drinks com o sabor, afirmam que muitas vezes voltam ao local pela “combinação perfeita”. 😉

Como citamos acima, existem várias formas de decorar um coquetel, desde a mais simples às mais requintadas.

Decoração para Drinks Garnish

Decoração com Frutas

Com frutas é possível criar formas como estrelas, desenhos de flores entre outros.  São as mais usadas, pois acabam sendo mais em conta para quem prepara o Drink.

Por exemplo, a carambola é ótima escolha para criar uma decoração rápida e bonita, já que pode ser usada tanto para o preparo de uma caipirinha, como um drink refrescante. Apenas fatiando a Carambola, já temos uma bela estrela para decorar drinks e coquetéis.

Cerejas são bastante utilizadas para decoração nos fundo do copo. Cascas de limão e laranja muito utilizadas nas laterais do copo.

Decoração para Drinks diferentes

Também existem decorações em papel, que vão desde guarda-chuvas até Coqueiros. Mexedores personalizados com logotipo do estabelecimento ou até mesmo foto do aniversariante e ou/ noivos. Realmente é bem comum este tipo de decoração em Eventos.

Anote aí: A decoração para drinks pode ser chamada de Garnish.

Uma boa guarnição aumenta a atração geral de um coquetel. Ela não deve depreciar o dink ou dificultar no momento de apreciar a bebida.  Devem ter cores vivas e aparência de frescor sem sinais de tempo ou de deterioração. Uma guarnição faz parte da receita e é um elemento essencial de um coquetel.

As 03 Modalidades de Decorações

Decoração para Drinks Frutas

Decoração como Complemento

É um caso essencial e indispensável. Um exemplo muito conhecido é o sal na borda da taça quando preparamos uma margarita. Neste caso, também serve como ingrediente.

Quer saber como preparar uma margarita? Click aqui.

Decoração para Drinks Opcional

Nesse caso incluímos os ingredientes que funcionam como decorativos, apenas para enfatizar o visual do drink, e sua ausência não altera o sabor do coquetel. A fatia de limão colocada no Gin Fizz é um bom exemplo de Garnish opcional.

Decoração Para festas

A utilização de acessórios artificiais como guarda-chuvas, mexedores, bandeirolas, gelos de led, origamis e etc.

Exemplo do Cosmopolitan

Já ensinamos aqui no blog como fazer um cosmopolitan, mas caso você ainda não tenha lido esse artigo. Ele é um Coquetel que a Decoração é opcional, inclusive focamos em ensinar a receita e preparação. Mas abaixo, daremos 02 sugestões de como você pode decorar um Cosmopolitan Drink.

Cosmopolitan decorado com Laranja

Decoração para Drinks Laranja Cosmopolitan

  1. Pegue uma laranja, de preferência que tenha uma cor intensa, tire uma lasca de sua casca do top até sua base com largura de um a dois centímetros.
  2. Corte as beiradas formando um retângulo de cinco centímetros de comprimento por um de largura.
  3. Pegue em suas extremidades e torça como um pano deixando-a com um formato helicoidal “similar a uma mola”.

Pronto seu garnish opcional está pronto. Basta solta-lo sobre a taça com o coquetel já colocado.

Anote aí: Essa decoração é conhecida como twist de laranja e pode ser feita também por um utensílio de bar conhecido como zester. Basta raspar a laranja do topo até a base com sua lamina e retirar o twist, posterior a isso basta colocar no copo.

Cosmopolitan decorado com Cereja

Decoração para Drinks Cosmopolitan Cereja

  1. Pegue uma cereja ao marrasquino e arranque o cabo para colocar um ramo pequeno de hortelã no lugar;
  2. Faça um pequeno corte na parte inferior da cereja para encaixarmos na borda da taça e sua decoração já está pronta.
  3. Despeje o coquetel, encaixe a cereja com o ramo de hortelã e aproveite seu delicioso cosmopolitan já decorado, essa decoração se enquadra também como decoração para drinks opcional.

Bom… o assunto decoração para drinks é bem amplo e não é à toa que existe um curso específico sobre o assunto. Mas acreditamos que com este artigo, você já saberá mais do que muitos bartenders por aí.

Para complementar sua leitura sobre Decoração para Drinks, sugerimos de ler e conhecer os 15 tipos de Copos de Taças para Drinks e Coquetéis.

Nos vemos em breve! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *