Curso de Barman e Bartender

Curso de Barman onLine

Pesquisando sobre Curso de Barman ou Bartenders?

Hoje vamos falar um pouco mais sobre este vasto mundo do conhecimento que encontramos quando pensamos em fazer um curso de barman ou bartender.

Curso de Barman e Bartender

A Profissão de Barman ou Bartender

Desde os primórdios do mundo, relatos que citam a China, o Egito ou o Oriente Médio como possíveis países detentores das bebidas alcoólicas mais antigas do mundo, podemos afirmar que a apreciação de drinks sempre esteve presente na humanidade independente de qual for a sua intenção, como enaltecer deuses, homenagear os mortos, abrilhantar nascimentos ou comemorar conquistas, por exemplo. E porque não, se especificar na produção dos mesmos em uma época que o consumo e manuseio da bebida alcoólica não é exclusividade de uma classe especifica da sociedade ou somente dos homens?

Primeiramente que a nomenclatura dessa profissão não é específica do sexo masculino – barman pois de uns tempos para cá a presença feminina tem sido bastante representativa e o mercado se rendeu as caprichosas mãos das barwomans (ou barmaids) em mais uma atividade, além de que já não existe mais o preconceito de que beber, bem e bebidas de qualidade (além de entender e prepará-las) é “coisa de homem”.

Curso de Barman

Curso de Barman ou Bartender?

O termo mais utilizado pelas escolas especializadas é de curso de bartender, pois já engloba os homens e mulheres, e se traduz como empregado(a) ou garçom (garçonete) de bar, que é a pessoa encarregada de preparar e servir as bebidas, onde também temos o barback, que é o assistente do bartender (que o auxilia em tarefas como abrir garrafas, repor o estoque de gelo e bebidas, já que a função do seu superior é a de atender bem os clientes, e ele não pode sair do seu posto.

Seja qual for seu enfoque teórico, seu nível de conhecimento e seu intuito em participar dele, podemos te dizer que é um dos investimentos mais bem aplicados que você fará de todos os tempos!

Seja você um mero apreciador dos drinks, um estudioso, um curioso sobre como tudo funciona e até você quer seguir como profissão, e procura informações sobre como estruturar esses planos.

Sobre o Curso de Barman

No mercado atual existem vários cursos de barman disponíveis, onde os alunos são instruídos desde os instrumentos específicos utilizados, os ingredientes apropriados, a preparação dos drinks, malabarismos e formas de apresentação dos mesmos, a história da coquetelaria, noções básicas e até avançadas, por que não?

Seja Informado da NOVA TURMA

Pode ser abordado sobre técnicas de venda e atendimento para garantir a satisfação do cliente, já que neste ramo de atuação, os profissionais lidam diretamente com o público, e muitas vezes acontecem situações constrangedoras e engraçadas.

Para as pessoas que tem o hobby de copiar e muitas vezes inventar drinks combinando bebidas para os amigos, familiares e existe a possibilidade de tornar essa brincadeira em algo muito vantajoso, lembrando que como o mercado vem crescendo, ele exige um nível de especialização bem maior.

Por essas e outras razões exemplificamos abaixo os diferentes enfoques destes cursos oferecidos não só aqui em São Paulo, mas por todo o Brasil e no mundo, cada um com as suas características locais e culturais, mas que podem e devem ser aplicados internacionalmente, aplicados por empresas tradicionais ou empreendedores inovadores, que defendem que a tradição e a qualificação sejam aliadas a ousadia jovem que o próprio mercado já instiga.

Empresas que preparam profissionais para os mais variados perfis, que promovem cursos regulares, consultorias, workshops e treinamentos de atualização ou específicos, de níveis básicos, intermediários e avançados para um público alvo a partir dos 18 anos, sem limite de idade para cursá-los, podendo ser ministrados pela manhã, tarde ou no período noturno com carga horária a partir de 15 horas (além dos estágios que em algumas escolas são obrigatórios), até cursos regulares semestrais ou anuais em grandes universidades estrangeiras.

Existe também o EAD Ensino a Distância, é uma ótima opção para quem não tem muito tempo, pois os horários são totalmente flexíveis e você não fica preso a anotações que podem ser perdidas, no caso do EAD basta você assistir a aula que gostou novamente e terá o conteúdo fresquinho na memória. Em alguns casos você pode ter direito a tirar dúvidas sobre o conteúdo via conferência Online, isso pode variar de acordo com o pacote escolhido, fique atento na hora de comprar. Outra vantagem é o custo que normalmente acaba sendo de 20% a 60% mais barato que a aula presencial.

Barman no Bar

Anote aí: Se você já é bartender e precisa apenas dos utensílios click aqui!

O que você aprende no Curso de Barman?

No curso de barman, são abordados também conhecimentos como a história da profissão, aplicação das regras e classificação dos coquetéis caso você queira saber mais sobre a classificando do coquetéis click Aqui, organização, noção de bares, elaboração de drinks, educação ambiental, processos de destilação e fermentação, legislação vigente, atendimento ao cliente em geral, e técnicas que aliam estruturação das vendas, talento e criatividade.

Condutas esperadas deste profissional que lida diretamente com o público também são ensinadas e acredite, muito cobradas no dia-a-dia do bartender, seja qual for o mercado em que você escolheu atuar, condutas basicas, já são meio caminho andado para que você tenha sucesso da profissão:

  • Ética profissional e uso responsável do álcool;
  • Segurança no trabalho;
  • Direitos e deveres trabalhistas, bem como a elaboração de currículo;
  • Pontualidade, assiduidade, bom humor e disposição;
  • Respeito com os clientes, colegas de trabalho e os seus superiores;
  • Facilidade de comunicação e de expressão;
  • Atualização constante com cursos e estudos de novas técnicas;
  • Ser atencioso, prestativo, discreto e honesto;
  • Manter o ambiente de trabalho sempre limpo.

Enquanto nossa Turma ainda não está aberta, você pode conhecer nosso Guia Básico de Coquetéis, o que acha? Clique → aqui e conheça!

Com diferentes abordagens e nomenclaturas os cursos envolvem técnicas de coquetelaria e barista, diferenças entre serviço de bar e restaurantes, mixologia, sommelier, tipos de chopes e cervejas, cardápio e carta de bar, flair, que podem ser resumidos abaixo:

Bartender Freestyle

Coquetelaria, atendimento, truques de balcão, bebidas, medidas, tipologia de bares, vendas, flair e working flair.

Barman Curso Drink

Curso de Barman Contemporâneo

Prático baseado em qualidade de serviço, conhecimento de bar e tendências da coquetelaria internacional com temas que abordam bebidas alcoólicas, matérias-primas, glassware, técnicas de preparo, mixologia atual, flavour profiling e coquetéis contemporâneos.

Curso de Flair e Working Flair

Ideal para quem procura trabalhar em bares modernos ou participar de eventos e campeonatos, que envolvem os malabarismos que abrilhantam a apresentação dos drinks.

Curso de Flair FreeStyle

Mixologia Moderna ou Molecular

Produção de drinks moleculares (esferificação, emulsificação e gelificação – aromatização – infusões a frio e infusões quentes), bebidas alcoólicas, matérias-primas, mixologia molecular, produção de sirups naturais, flavour profiling, flavour pairing, utensílios e glassware.

Curso de Barman Clássico

Normalmente baseado no serviço de bar internacional que capacita o aluno para poder trabalhar em qualquer lugar ao redor do mundo (como cruzeiros, hotéis e restaurantes), abordando temas como bebidas alcoólicas, matérias-primas, glassware, técnicas de preparo (batidos, mexidos e montados), drinks internacionais e serviço clássico e etiqueta.

Curso de Barman Clássico

Lembramos que ao dominar algumas (ou a maioria) dessas teorias você pode começar a usar a criatividade e criar as próprias receitas, até pensando em não utilizar bebidas alcoólicas, mas o que predomina é a sua força de vontade em aprender e praticar as técnicas desta profissão não tão nova, mas em ascensão na atualidade!

Esperamos que vocês tenham gostado das dicas de hoje, caso você queira se aprofundar nessa área ou fazer um curso de barman, estamos a disposição para te ajudar. Se tiver alguma divida escreva para nos. 😉

Caso você tenha interesse em fazer um curso de barman – EAD, cadastre seu email aqui. Assim que abrirmos novas vagas entraremos em contato

Seja Informado da NOVA TURMA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *