Como fazer Capuccino

Como Fazer Capuccino

Que tal aprender como fazer Capuccino delicioso?

O inverno está chegando e logo vem em nossa imaginação cobertores, cama, filmes, chuva, dia gelado e uma bebida bem gostosa e quentinha como o capuccino. Se você é um amante do café com certeza já experimentou o cappuccino ou pelo menos já ouviu falar.

Então que tal aprender a Como fazer Capuccino em Casa? Além disso conhecer alguns fatores históricos sobre ele? Este artigo vai te ajudar! 😉

Fatos históricos do Capuccino

A palavra Capuccino é originada da Itália, traduzindo para o nosso português significa “capuz”.

Históricos dizem que o cappuccino apareceu por volta do século XVI por “irmãos” franciscanos italianos, fãs de café que resolveram misturar café com leite quente.  Há relatos que o grande inventor do cappuccino foi o monge Marco D’aviano, participante do avanço islâmico na Europa.

O nome cappuccino foi dado como referência ao capuz que tinham em sua bata, que representavam sua marca ficando conhecidos como Cappuccinos.

Curiosidade: O nome surgiu então como associação do capuz com a cor da bebida. Estima-se que hoje o cappuccino é a segunda bebida quente mais consumida no mundo.

Como fazer Capuccino Tradicional

Na Itália o cappuccino é consumido preferencialmente pela manhã compondo o café da manhã, sendo difícil ver Italianos consumindo a bebida durante o dia, em outros países e por exemplo no Brasil, a frequência maior é durante a tarde e à noite.

É preciso qualidade no café expresso, porém o elemento mais importante do cappuccino é a textura e temperatura do leite. O Barista quando vaporiza o leite, cria uma “espuma” criando uma textura aveludada e cremosa, existem muitos lugares em que baristas treinados conseguem desenvolver formas e criam desenhos ao leite vaporizado misturado ao café, técnica conhecida como Latte Art.

Foto Capuccino

No Brasil o cappuccino consiste em uma mistura de café expresso, com leite vaporizado e chocolate. Porém existem muitas receitas dessa bebida

Como fazer Capuccino caseiro Cremoso

  • 50 gramas de Café solúvel
  • 250 gramas de Leite em Pó integral
  • 3 colheres de sopa de Chocolate em Pó
  • 1 colher de Bicarbonato de Sódio
  • 1 colher de Canela em Pó
  • 250 gramas de Açúcar

Nota: Se o chocolate em pó já for doce pode colocar uma quantidade menor de açúcar.

Modo de Preparo

Bater no liquidificador até o café ficar fino, acrescentar e peneirar todos os ingredientes em uma tigela, reservar em um pote com tampa.

A receita possui validade de 6 meses e para cada 2 colheres de sobremesa utilizar 1 xícara de água fervente.

Nota: É importante utilizarmos leite (gordo) ou seja leite desnatado não é uma boa opção. Para conseguir uma boa cremosidade o elemento fundamental é a gordura do leite.

Como fazer Capuccino Cremoso

Existem inúmeros tipo de cappuccino, variando entre formas caseiras, e formas industrializadas, na forma caseira o cappuccino é bem mais simples, em cafeterias são muito mais incrementados, podendo contar desde chantilly até chocolate branco, gelado ou quente.

As melhores marcas hoje fáceis de encontrar no mercado são, Nestle, Pilão, Nescafé Dolce gusto e 3 corações. Receitas caseiras sempre são bem-vindas, porém especialistas no assunto afirmas que a melhor forma do cappuccino é preparada por café moído. O fato é que o cappuccino original e leite vaporizados em maquinas especiais, servido em sua forma quente.

Apreciando um Capuccino em alguma Cafeteria ou em Casa, quem já experimentou não pode negar que é uma delícia! 😉

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *