Como Fazer Caipirinha – Guia Completo

Como Fazer Caipirinha

Dicas de Como Fazer Caipirinha

Provavelmente está por aqui por que deseja aprender como fazer caipirinha ou um amigo te indicou? O mais importante que hoje queremos compartilhar um Guia Completo sobre Como Fazer Caipirinha e tudo que a envolve, incluindo dicas de bebidas utilizadas, tipos de copos, categoria do drink, utensílios essenciais, técnica e modos de preparo.

Bebidas utilizadas para fazer a Caipirinha

Para se preparar uma Caipirinha Tradicional utiliza-se Cachaça, conhecida também por Pinga. No entanto, outras bebidas começaram a serem utilizadas na preparação, como por exemplo Vodka, Sakê, Rum, Tequila, Vinho, Stranhenguer e Licor.

Categoria do Drink

Não é algo afirmativo, pois a caipirinha tem seu próprio copo, de tão especial que é, mas podemos considerar a caipirinha um Long Drink. Você pode saber mais sobre Categorias de Drinks aqui.

Receitas de Caipirinhas

Utensílios Essenciais

  • 01 Copo baixo de 300 ml. Para quem gosta realmente de aprender sobre drinks, a caipirinha deve ser preparada no Copo Ilhabela.
  • 01 Macerador (Socador)
  • 01 Coqueteleira para Modo Preparo Alternativo

Tipos de Copos

É caipirinha é tão especial, que existem alguns copos específicos para seu preparo.
Os copos que utilizamos para caipirinhas em nossos eventos na Pepper Drinks são Ilha Bela, da Nadir Figueiredo e Double Old Fashioned da Cisper. Os bares normalmente também utilizam esse copos ou similares como o Caldereta de 350 ml, esse modelo tem uma pequena diferença dos sugeridos, pois é levemente mais alto e sua boca é mais fina.

Descrição dos Copos Sugeridos:

  1. Ideal que seja preparada num copo de vidro.
  2. Copo baixo de boca larga, pois é servido com gelo e pode ser tomado sem canudo, caso você opte utilizar a técnica de preparo Muddel (Amassar/Esmagar) sem usar a técnica Shake (Bater) com uma coqueteleira o copo boca larga vai ser bem melhor;
  3. Deve ter de 150 a 350 ml, se você utilizar um copo menor a dosagem vai ser muito pequena e se utilizar muito mais que 350 ml possivelmente o drinks vai ficar aguado antes que seja tomado inteiro;

Como fazer Caipirinha (Modo de Preparo)

Existem 02 técnicas de preparo para uma deliciosa Caipirinha, Modo Montado e o Modo Sheikado. Particularmente, preferimos o Modo Sheikado, pois a caipirinha fica muito mais gelada e saborosa (apenas nossa opinião, combinado?). 😉

  • Modo Montado: Adiciona as frutas dentro de um copo de aproximadamente 300 ml, adicione o açúcar, utilize um macerador para espremer as frutas, adicione as 4 pedras de gelo e complete o drink com 50ml de cachaça, mexa e sirva.
  • Modo Sheikado: Adiciona as frutas dentro de uma coqueteleira, adicione o açúcar, utilize um macerador para espremer as frutas, adicione as 4 pedras de gelo e complete o drink com 50ml de cachaça, utilize a técnica shake e sirva.

Preparamos um vídeo de como preparar uma caipirinha perfeita

 

Fique por dentro de todas as 08 Técnicas de Preparos de Drinks neste outro Artigo.

 Informações Adicionais

  • Calorias: Aproximadamente 236, dependendo da fruta utilizada.
  • Teor Alcoólico: Médio
  • Dificuldade de Preparo: Fácil
  • Tempo de Preparo Aproximado: 5 minutos

A História da Caipirinha

História da Caipirinha

Como todo brasileiro, temos certeza que já ouviu falar em caipirinha, já se perguntou quem inventou, quais foram suas inspirações, quando surgiu ou algo similar.

Pensando nessas e outras tantas perguntas, iremos falar um pouco mais sobre a bebida.

A caipirinha foi inventada por volta do ano de 1918, no interior do estado de São Paulo. A princípio criada a partir de uma receita popular feita com limão alho e mel, indicada para os doentes da gripe espanhola.

Como era bastante comum colocar um pouquinho de álcool em todo remédio caseiro nesta época a fim de acelerar o efeito terapêutico, a cachaça era sempre usada. Até que um dia alguém resolveu tirar o alho e o mel. Depois, acrescentaram umas colheres de açúcar para adoçar a bebida e logo em seguida o gelo.

Foi assim que a caipirinha passou a ser caracterizada como bebida típica Brasileira.

Curiosidade: Uma curiosidade a respeito da Caipirinha é que várias cidades do interior de São Paulo reivindicam a autoria da bebida. Nessa briga estão Taquaritinga, Matão, Jaboticabal, Monte Alto e Pirangi.

Quem tem razão? É difícil saber, pois não existem registros de exatamente onde aconteceu a história que contamos acima a respeito da invenção dessa bebida maravilhosa.

A Caipirinha sempre foi definida como uma receita oficialmente brasileira, mas foi somente em 2003 que o país passou a ter um registro dessa bebida como sendo um produto inerentemente brasileiro.

No registro oficial, podemos encontrar uma definição de como deve ser feita a Caipirinha: “tem graduação alcoólica de 15 a 36% em volume, é servida a 10 graus Celsius, obtida exclusivamente com cachaça, acrescida de limão e açúcar”. O objetivo desse decreto é deixar bem claro que a cachaça e a Caipirinha são produtos brasileiros

A cachaça é uma das bebidas alcoólicas mais populares do Brasil, tipicamente do nosso país e utilizada no preparo do coquetel Caipirinha (famoso internacionalmente). Em diversos países, a cachaça é conhecida como o rum brasileiro, apesar de existir claras diferenças na produção dos dois.

Conhecida e adorada no mundo todo, a bebida é um verdadeiro orgulho nacional, com vários prêmios e honras, como:

  • O Drink mais quente do século segundo a revista americana In Style.
  • Uma das dez mais famosas misturas do planeta, pela revista inglesa Drinks International e um dos melhores coquetéis do mundo, segundo a International Bartender Association.

Mais e ai? Fazer Caipirinha então é só misturar frutas com bebidas?

É aí que todos se enganam. É preciso ter conhecimento em drinks para que a caipirinha seja, leve e gostosa de se beber, quando for usado qualquer tipo de bebida seja ele mais forte ou mais fraco.

Muitas Pessoas tem usado e abusado da imaginação, onde são misturadas frutas, bebida alcoólica e Yalkut conhecida como Caipirinha de Yalkut.

Esperamos que tenha aproveitado nossas dicas.

Compartilhe com amigos e inscreva-se gratuitamente abaixo para receber nossas dicas via e-mail!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *