Caipirinha de Limão Perfeita

caipirinha de limão perfeita

O guia completo para uma Caipirinha de Limão Perfeita

É incontestável, o drink símbolo do Brasil é a Caipirinha de Limão. Presente em cardápios de todo o mundo, o tradicional coquetel é encontrado por aqui em diferentes versões. Pode ser com vodka, saquê, morango, kiwi, lichia, maracujá ou a receita Original com Cachaça e Limão.

Já mostramos aqui como se faz uma caipirinha de limão, mas hoje vamos contar mais alguns segredos de como deixar esse drink perfeito. Então, continue lendo para descobrir alguns truques e impressionar os amigos na hora de preparar essa paixão nacional – claro. Depois do futebol, mas não menos adorada e até possível de serem combinadas

Uma imagem pode dizer mais que mil palavras, então direto e reto isso é uma verdadeira Caipirinha de Limão.

Caipirinha de limão

Retornando às Origens

Assim como seu preparo, as histórias da origem da receita são diversificadas, mas todas concordam que ela surgiu no interior paulista, daí o seu nome – “caipirinha”. Algumas fontes afirmam que ela foi criada por fazendeiros de Piracicaba como uma alternativa local ao vinho e ao uísque para as festas e eventos de alto padrão da região. Já outros associam seu estabelecimento a partir de uma combinação usada como remédio contra a gripe que levava cachaça, mel e limão – e alho em algumas versões.

Apesar de hoje ela não ser mais empregada para este fim, a caipirinha de limão continua popular e encontrada em qualquer bar ou restaurante. Não só da região de São Paulo, mas de todo o país. Existem diversas formas de se fazer esse drink, e cada um tem seu jeitinho próprio de preparar aquela caipirinha no final de semana, durante um churrasco ou encontro de família à beira da piscina. Entretanto existem alguns segredos de bartender para fazer a receita tradicional da Caipirinha de Limão. Veja os principais a seguir.

Como fazer a Caipirinha de Limão perfeita

Usar coqueteleira, ou macetar no copo? Bater no liquidificador pode? Qual limão é melhor? Que tipo de pinga devo colocar? Essas são algumas das dúvidas que surgem na hora de fazer este drink icônico. Como não há uma regra específica, e por isso mesmo diversas versões foram desenvolvidas, hoje vamos focar em apenas um tipo: a Caipirinha de Limão Típica.

Escolha da Fruta

Limão Taiti, caipirinha de limão

Utilize o limão Taiti, dando preferência aos de casca brilhante e lisa, com bastante suco. Na hora de cortar, muitos retiram a parte branca do meio para evitar o amargor, mas segundo alguns profissionais, isso não faz diferença alguma, mas sim se a fruta for macerada demais. Alguns ainda retiram a casca, mas deixe-a para garantir o sabor característico e manter a beleza do drink. Muitos também preferem colocar o limão em rodelas, mas dividi-lo em 4 já é o suficiente.

Qual bebida alcóolica usar

cachaça, caipirinha de limão

Para a Caipirinha de Limão Clássica, as cachaças claras são mais indicadas, isso pois a branca é a considerada mais neutra. Nela não sentimos aquela nota característica da madeira das bebidas envelhecidas em barris de carvalho, indo bem também com uma mistura de frutas mais leves. Entretanto alguns especialistas utilizam as cachaças envelhecidas em amburana, já que essa madeira diminui a acidez do destilado, deixando-o mais adocicado e com aquela cor amarelada.

Adoçando

A maioria das pessoas já deve usar o açúcar de cana refinado para a receita de caipirinha de limão. Mas muitos bares utilizam o xarope simples, que nada mais é que o açúcar reduzido em água. Você pode fazer em casa levando ao fogo de 1 kg para 1 litro de água. Com esse xarope evita aqueles cristais sólidos na bebida, já que o açúcar dilui muito bem em água, mas não tanto em álcool. Para os que estão de dieta, ainda é possível utilizar adoçante ou o demerara. Não recomendados para a versão clássica. Entretanto, usar melaço ou açúcar mascavo dará um sabor especial e mais encorpado ao drink.

Preparo

Caipirinha de limão, macerador

Aqui é onde as pessoas tem mais perguntas: como misturar este belo drink? Por mais simples e fácil que seja preparar uma caipirinha de limão. O preparo correto ainda continua uma incógnita, já que cada um tem seus macetes. Entretanto a tradicional deve ser sempre mexida, e não batida. Isto é, esqueça a coqueteleira, vamos utilizar macerador e uma colher são o bastante para alcançar seu consagrado sabor.

O limão deve ser levemente amassado diretamente no copo com um pilão, juntamente com o açúcar. Sem colocar muita força, nem de forma a machucar a casca, para conseguir sumo suficiente, mas sem amargar a bebida. Depois basta colocar o gelo, em cubos maiores e não picadinho, para que ele não derreta facilmente e deixe seu drink aguado, e completar com o destilado. Por fim, mexa suavemente com uma colher bailarina ou mexedor. Para incorporar e misturar os ingredientes e pronto, sua caipirinha de limão estará preparada para ser apreciada!

E aí, o que achou dessas dicas de como fazer a caipirinha de limão ideal? Agora é só testar no próximo encontrinho com os amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *