Batida de Vinho – Receitas e Como Fazer

Batida de Vinho

Você gosta de Batida de Vinho?

Este artigo é dedicado aos amantes do vinho tinto. Nele contaremos como o vinho surgiu, para que ele era usado, e quais associações podem ser feitas com ele, ou seja, quais os tipos de bebidas existentes que utilizam o vinho como ingrediente, além da tradicional batida de vinho!

E ai gosta de vinho? Então não deixe de ler esse texto, com certeza você vai adorar.

Fatores Históricos

Há aproximadamente 2 milhões de anos atrás, existiam uvas, logo, estavam ali para serem colhidas, portanto digamos que o vinho teria sido um “acidente” da natureza, esse fato torna-se evidente o fato do suco de uva ser produzido “naturalmente”.

São inúmeras as lendas que descrevem onde o vinho foi produzido pela primeira vez, sua origem precisa é impossível, sabe-se que o vinho nasceu antes da escrita, cada cultura conta de uma maneira diferente sobre o assunto, inclusive uma dessas histórias é bíblica e está no velho testamento. Gênesis 9, em que diz: Noé após ter desembarcado plantou um vinhedo, e bebeu do suco da uva.

Deixando a bíblia agora um pouco de lado, alguns dizem que o vinho está associado a mitologia grega, onde os próprios gregos consideram a bebida, como bebida dos deuses.

Barris de Vinho

Sabe-se que o vinho tem uma grande importância histórica, pois seu surgimento acompanhou grande parte da evolução econômica e sociocultural de civilizações ocidentais e orientais.

No Brasil, a história contada, é que o navegador, Pedro Alvares Cabral e suas 13 caravelas, carregavam litros de vinho para consumo de seus marinheiros. O fundador da cidade de Santos – Brás Cubas, foi o primeiro a tentar cultivar o vinho para rituais de missas católicas.

Porém acredita-se que somente depois da década de 1990, que começaram a ser fabricados vinhos de maior qualidade com uvas finas originadas da Serra Gaúcha, hoje essa região possui vinhos de qualidade satisfatória e crescente no país.

A Batida de Vinho

O vinho por ser uma bebida alcoólica, foi introduzido a diversas misturas, como todo e bom brasileiro gosta de uma caipirinha, não foi diferente com o vinho.

Por ser uma bebida de fácil acesso, barata e refrescante. criaram a espanhola também conhecida como batida de vinho. É comum ao jantar em restaurante ou buffet, de entrada servirem uma batida de vinho.

Existe também outra bebida conhecida como Sangria. O ingrediente principal é o vinho ou vinho espumante, que é acrescentado também um outro tipo de bebida alcoólica, por exemplo o conhaque.

curso de vinho

Composição da Espanhola e Batida de Vinho

As principais receitas de espanhola ou batida de vinho, levam como ingrediente o vinho, abacaxi e leite condensado. Já as caipirinhas, são feitas com o vinho e frutas.

A seguir, seguem as 3 tops batidas de vinho mais consumidas.

Espanhola

  • 1 litro de Vinho Tinto Suave
  • 1 lata de Leite Condensado
  • 3 rodelas de Abacaxi

Modo de preparo da Espanhola

Em um liquidificador, despeje o litro do vinho de preferência gelado, junto com as rodelas de abacaxi e o leite condensado. Sirva

Batida de Vinho

Caipirinha de Vinho

  • 50 ml de  Vinho Tinto Suave
  • 4 Morangos frescos
  • 2 colheres de sopa de Açúcar

Modo de preparo da Caipirinha de Vinho

Em uma coqueteleira, coloque os morangos e o açúcar, esprema-os, em seguida acrescente o vinho suave, feche a coqueteleira e misture. Sirva.

Sangria Tradicional

  • 1 Laranja Pera sem caroço e sem casca
  • 1 Limão Taiti sem casca
  • 1 Maça vermelha sem caroço e sem casca
  • 100 gramas de Cereja sem caroço
  • 100 gramas de Abacaxi em pedaços
  • 175 ml de Conhaque
  • 1 litro de  Vinho

Modo de Preparo da Sangria

Corte a laranja, limão e maça em rodelas, coloque em uma jarra junto com a cereja e o abacaxi. Acrescente o conhaque e coloque a jarra na geladeira por 3 horas.
Delicadamente, amasse as frutas com um macerador, acrescente o vinho tinto e misture tudo.

Batida de Vinho Sangria

Anote aí: O vinho não é compatível com cubos de gelo, pois quando misturados altera-se o sabor do vinho, deixando com aspecto e gosto “aguado”, portanto nas duas receitas o ideal é fazer com o vinho já gelado preferencialmente em temperatura aproximadamente de 10°.

Decoração das Batidas (Garnish)

Você pode decorar a bebida com mexedores, ou colocar um pedaço pequeno de abacaxi na lateral do copo.

O vinho a ser utilizado é preferencialmente o suave, podendo ser branco ou escuro.

Nesse artigo falamos muito sobre batida de vinho, caso você queira saber mais sobre a diferença entre coquetel, batida e drink clique aqui que terá acesso a um Artigo bem detalhado sobre isso!

Espero que tenham gostado, em breve traremos novas dicas 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *