Aperol Spritz – Receita e como fazer

 aperol spritz, como fazer, receita, pepper drinks

Como fazer Aperol Spritz

Hoje vamos ensinar como fazer um delicioso Aperol Spritz da maneira correta, saborosa e na medida certa! Além disso preparamos um vídeo demonstrativo, ensinando a receita e mostrando como cada item deve ser adicionado na dose correta.

Bebibas utilizadas para fazer o Aperol Spritz

Para o preparo do Aperol, não há dúvidas que um dos seus ingredientes principais é obvio que seja o Aperol, além dele usa-se Proseco e Água com Gás. No vídeo que preparamos utilizamos, Aperol, proseco (Salton) e água com gás (Perrier).

Aperol Spritz como fazer

Receita de como fazer Aperol Spritz

Ingredientes

  • Aperol
  • Proseco
  • Água com Gás
  • Uma fatia fina de laranja

Utensílios Essenciais

Se quiser saber mais sobre tipos de taças e como usa-las clique aqui.

Como preparar seu Aperol Spritz

Pegue a taça de vinho, coloque de 6 a 8 pedras de gelo, depois adicione Aperol o proseco e a água sequencialmente. Com a coolher bailarina mexe suavemente para que não perca o gás. Com a faca corte uma fatia de laranja fina dando prioridade a sua casca contendo um pouco do sumo aperte esta fatia de laranja sobre a taça somente para retirar um pouco do sumo e aromas, coloquei a fatia dentro do copo

Informações Adicionais

  • Calorias:
  • Teor alcoólico: Baixo
  • Nível de dificuldade: Fácil
  • Tempo aproximado de preparo: 2 minutos

Para completar esse artigo vamos contar a história do Aperol Spritz, descubra tudo sobre como surgiu esse maravilhoso drink.

O Spritz, podemos chamar de um aperitivo alcoólico com origem nos tempos da dominação – austro-húngaro (para quem não sabe austro-húngaro tem a ver com a primeira guerra mundial, mais isso é uma outra história que não nos interessa aqui), voltando ao nosso drink da semana, sua forma mais tradicional conhecida é a mistura de água com gás e vinho que pode ser tinto ou branco. O Spritz com o passar do tempo se difundiu rapidamente para várias outras cidades daquela região do Veneto, de Friuli-venezia e de Trentino. O Spritz possuía variantes em cada cidade, mais por sua vez, a maioria é interpretada sempre livremente pelo bartender, ou seja, cada um com sua própria preparação particular. Daí então surge a variante de um denominador comum entre elas existentes, é a presença do vinho, água com gás ou seltz.
Em Treviso por exemplo o Spritz é preparado à base de prosecco e seltz, Campari, Aperol ou Cynar e adicionado a mistura uma rodela de limão, laranja ou uma azeitona, fica a critério do cliente. Já em Veneza o mais difundido Spritz é o mais simples possível, sem adição de alcoólicos na tonalidade vermelha.

como fazer aperol spritz, pepper drinks
O Aperol é uma bebida à base de laranja criada em meados de 1919 em Pádua na Itália, neste tempo não era muito conhecida fora de seu país. Mais tarde acredita-se que por volta de 1930 começou a se tornar famosa em Veneza. E então mais tarde por fim, um drink muito famoso na Europa.
Acreditam que no Brasil esse drink, Aperol, chegou em torno do ano de 2003 quando foi comprado pela empresa do grupo Campari, que começou um marketing extraordinário dessa bebida, visando principalmente os jovens, e trazendo então um fantástico coquetel preparado com essa bebida, o chamado Aperol Spritz.
O Aperol Spritz conquistou o mundo. O sucesso deste drink não é segredo pois tem ingredientes na proporção perfeita, feito basicamente de prosecco, com um paladar levemente amargo, mas nada que desagrade até mesmo os mais críticos ou sensíveis, o Aperol Spritz consegue combinar uma mistura de doce, cítrico e amargo ao mesmo tempo, é um coquetel digamos que em uma escala de 0 a 10 daríamos 3,5 em teor alcoólico, representado assim como um coquetel leve.
No verão Europeu o Aperol Spritz é o drink número 1, o primeiro nome dele já nos dá a entender que seu primeiro nome revela ser um “aperitivo”, que combina perfeitamente com o clima de lá e é claro com o de cá, o nosso amado Brasil, aliás aqui no Brasil esse drink combina com o ano todo!!!
Essa bebida tem um sabor inédito, único, digamos que quase inexplicável, pois é composta por uma cor forte, intensa, muito marcante mesmo, preparada com laranjas doces, amargas, algumas raízes e ervas.
Pesquisando sobre o Aperol Spritz na internet, descobrimos que em Pádua na Itália, a Família Barbieri por volta do ano de 1919 deu origem a essa bebida.

como fazer aperol spritz, pepper drinks

Um século mais tarde essa bebida ganhou um grande destaque pois o ator Robert de Niro revelou ser fã incondicional dessa bebida, dessa mesma forma, descobrimos que aqui no Brasil, também temos famosos apaixonados pelo Aperol Spritz, é o caso do Jogador Alexandre Pato que também ama o Aperol Spritz. Aqui no Brasil o Aperol Spritz ganhou um lounge no interior do Grácia Bar em São Paulo. Para você público aqui de São Paulo vale apena ir até lá conferir heim?
Falamos acima que o Aperol é uma bebida “amarga/doce”, isso pode então significar que mulheres que por sua vez estão mais propícias a não gostar do Aperol Spritz? Pois mulheres sabemos que gostam mais de bebidas adocicadas, poderiam então reprovar o Aperol Spritz?

Aperol

Não!!! De maneira alguma, muito pelo contrário, quando se faz adição do espumante, se equilibra automaticamente o sabor amargo, fazendo o drink oscilar entre cítrico e amargo, interessante né? Mais olha lá heim mulherada leitora aqui do nosso blog, vão com calma, pois mulher vive de regime, e dizem que ele estimula o apetite hahahaha.

Quer saber uma curiosidade de outra bebida que pode estimular o apetite e engordar? Clique aqui

O lado bom disso tudo é saber que esse Drink combina muito bem com pratos de entrada, como azeitonas, chips e etc. É também muito harmônico com salada verde, frango e frutos do mar. Então já fica a nossa dica para o pessoal do regime de plantão, tomou Aperol Spritz e sentiu fome? Opte por saladinhas e frango, que sua consciência não vai pesar e de quebra a bebida e comida vão combinar.

O teor alcoólico do Aperol Spritz e digamos que relativamente baixo (11%)
O Aperol Spritz também pode ser um “vilão” rs, é uma bebida muito leve, portanto você nem percebe e vai bebendo um copo e outro, diz o Barman André Paixão do Fasano, ele diz que vende em torno de 100 unidades deste drink por dia entre o bar, restaurante e a piscina
Além disso tudo, o Aperol Spritz chama atenção de qualquer vizinho da sua mesa, pois tem uma tonalidade laranja muito forte e chamativa, servido geralmente em taças grandes de Bordeaux ou copos baixos, fazem os olhares alheios se atraírem diretamente pra sua mesa e seu copo.
A Campari tem feito muitas ações de chamada no marketing pra promover o Aperol Spritz, Em Junho de 2014, milhares de pessoas se reuniram na Piazza San Marco, localizado em Veneza, para realizar o maior brinde de Aperol do mundo.
No Brasil a marca inaugurou uma página no Facebook em português, segundo a diretora de marketing da Campari no Brasil, a venda de Aperol cresceu no nosso país mais de 404% em litro/volume nos anos de 2010/2012, São Paulo e Rio de Janeiro estão registrados com um aumento muito grande de consumo do Aperol Spritz
O Aperol Spritz foi Eleito o drinque do momento pelo “New York Times”,
Resumindo Aperol Spritz já marcou seu território, veio pra ficar mesmo por onde passa e não é só um amor de verão.

aperol spritz como fazer, pepper drinks

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *